LEIS DE VERÔNICA COSTA EM VIGOR

Lei do Primeiro Emprego, de nº. 3.309/01 – Gera emprego para jovens entre 16 e 24 anos e é um incentivo aos estudos. Para se candidatar é preciso estar matriculado em alguma escola.


Segurança mínima – Lei nº 4.960/08 - obriga locais destinados à exibição de espetáculos, como teatros, cinemas, circos e estádios de futebol a manterem, com destaque, indicação detalhada das condições de segurança que o local oferece, especialmente a que se refere a equipamentos de combate a incêndio, sinalização das saídas de emergência, portas com dispositivos antipânico e iluminação de emergência, tudo nos termos das leis específicas aplicáveis em cada caso.


Contra a exploração de estagiários – A Lei nº. 3.676/03 - regulamenta os estágios nos órgãos públicos. Determina que eles sejam exclusivamente de caráter pedagógico, visando à complementação e ao aperfeiçoamento prático do curso, sem vínculo empregatício.


Cooperativas sociais – A Lei nº. 3.550/03 - cria cooperativas para pessoas em desvantagem no mercado de trabalho: deficientes físicos e mentais, dependentes químicos e ex-presidiários. Estão previstas atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços.


Pela proteção dos adolescentes – A Lei nº. 3.433/02 - pune as empresas que exploram o trabalho de crianças e adolescentes. Elas ficam impedidas de receber incentivos fiscais e outros benefícios do município.


Lei dos empacotadores – A Lei nº. 3.521/03 - traz de volta os empacotadores dos supermercados e do comércio em geral. O objetivo é gerar empregos e permitir que o consumidor possa conferir os preços registrados pelo caixa, ficando o funcionário do estabelecimento encarregado de empacotar as mercadorias.


Combatendo as drogas – A Lei nº. 3.656/03 - prevê a implantação de política de serviços e programas de atenção ao uso de drogas. Cria locais de pronto atendimento, centros de convivência e cooperativas de trabalho para os usuários, além da inclusão, no currículo de 5ª à 8ª série da rede municipal, de noções sobre dependência química.


Educação sexual – A Lei nº. 3.455/02 - prevê programas de educação sexual nas escolas e junto às famílias, que incluem incentivo à paternidade responsável, planejamento familiar, serviço de orientação da sexualidade, sobre a problemática da gravidez na adolescência e sobre doenças sexualmente transmissíveis.


Denunciando a violência infantil – A Lei nº. 3.860/04 - determina a fixação de número de telefone para denúncia contra violência, abuso e exploração sexual infanto-juvenil em todo o município do Rio de Janeiro.


Entrega em domicílio – Lei nº 4.628/07 - determina prazo máximo de entrega em domicílio para lanchonetes e restaurantes de 30 minutos em dias normais e de 40 minutos em feriados prolongados.




Pelo controle de endemias – A vereadora Verônica Costa é co-autora da Lei nº. 3.522/03, que autoriza a Prefeitura a transformar em cargos os empregos de auxiliar de controle de endemias, com suas funções estabelecidas.


Entrega de mercadorias – A Lei nº. 3.780/04 - obriga os estabelecimentos de venda a varejo a fixarem placas em locais de fácil leitura com os seguintes dizeres: “Atenção, consumidor! Para segurança, rapidez e conforto no transporte de suas mercadorias, saiba que: 1. os estabelecimentos de venda a varejo são obrigados a entregar a mercadoria ao consumidor embalada e pronta para ser transportada...”.


Cargos e salários na Câmara – O Decreto Legislativo nº. 478/2005 - estabelece as diretrizes que balizarão a ação da autoridade competente no que concerne à elaboração do plano de cargos, carreiras e de remuneração do quadro de pessoal permanente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Pelos direitos dos deficientes – A Resolução 1006/2005 cria a Comissão Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.


Posse dos vereadores – Emenda à Lei Orgânica nº 17/05 altera o artigo 52 e seu parágrafo 3º, determinando que a Câmara Municipal reunir-se-á em 1º de janeiro do primeiro ano da legislatura para a posse de seus membros em hora a ser determinada no encerramento dos trabalhos da legislatura anterior.


Revogação de decreto – Emenda à Lei Orgânica nº 18/06 acrescenta parágrafo ao artigo 156 da Lei Orgânica do Município, determinando que o decreto que vise à revogação de outro decreto ou que altere qualquer de seus dispositivos explicitará, em sua ementa, além da numeração, também o texto integral da ementa do decreto que estiver revogando ou alterando, e o que mais for necessário para tornar clara a sua finalidade.


Medalha São Francisco – Resolução nº 1.093/07 cria a Medalha de São Francisco de Assis - 3º Milênio, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à causa dos animais.


Orientação sexual sem discriminação – Lei nº 4.774/08 - cria medidas destinadas ao combate de toda e qualquer forma de discriminação por orientação sexual no Município do Rio.


Iluminação nos cinemas – Lei nº 4.799/08 - obriga todos os cinemas a manterem a iluminação até o início da película anunciada em seu cartaz.

Lei dos empacotadores – A Lei nº. 3.521/03 - traz de volta os empacotadores dos supermercados e do comércio em geral. Apesar de o então prefeito, Cesar Maia, ter dito que a lei é inconstitucional, muitos donos de supermercados contrataram empacotadores. Mais de 300 mil empregos foram gerados em todo o município do Rio. O objetivo é permitir que o consumidor possa conferir os preços registrados pelo caixa, ficando o funcionário do estabelecimento encarregado de empacotar as mercadorias. A luta continua. Mãe Loira quer que a lei seja regulamentada.

6 comentários:

Unknown disse...

boa noite sou fiscal de caixa de um mercado do recreio.e bom ter empacotador nos mercados mais se isso for realmente uma lei sancionada e outorgada assinada pelo prefeito ou governador os mercados do rio seriam punidos pagando multa correto.aonde eu trabalho sofro com os clientes do recreio tendo que escutar gracinhas e sendo humilhado pela falta de empacotador porque nem todos querem trabalhar nessa funcao eu que sou apenas funcionario acabo tendo que escutar esse beneficio e apenas para o pessoal da barra e do recreio .que tem um captam financeiro melhor e acham que podem vir aqui cruzar os bracos e ficam dando ordem a ter as compras querem dentro do carro a escravidao acabou grande parte dos seus eleitores sao de campo grande .santa cruz foi nesses bairros que voce foi pessoalmente fazer campanha .nao no recreio e na barra esse negocio de pacote so tem nesses bairros procure pesquisar nos mercados de outros bairros mais humildes vai ver que nao tem e todos empacotam suas compras .um abraco fique com deus

Unknown disse...

o PROCON RJ informa que a Lei está suspensa, ainda está se discutindo em todo Município do Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Está melhor do que "Jair Bolsonaro" !!

Unknown disse...

CIRO GOMES PRESIDENTE!!!

Unknown disse...

BELA INICIATIVA!!!

Ana disse...

A lei que esta suspensa é uma antiga de 2001. a Lei dos empacotadores está em vigor sob o numero 5870/15.

Postar um comentário